Pesquisar

Antioxidantes para a pele, onde encontrá-los?

A indústria da beleza vem investindo em inovação de seus produtos atualmente, não é mesmo? Uma variedade de cosméticos disponíveis prometem prevenir os sinais do tempo como rugas, linha de expressão e flacidez, além de manchas. Há ainda uma ampla variedade suplementos disponíveis para manter a pele sempre jovem. Pensando nisso, falaremos sobre a importância dos antioxidantes para a pele e onde encontrá-los.

Apesar dos cuidados diários serem importantes para a pele, a nossa aparência é também reflexo de como estamos internamente. Alguns hábitos saudáveis são essenciais para manter a pele bonita, saudável e com aspecto jovem.

1. A importância dos antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias naturais que neutralizam a ação dos radicais livres (moléculas oxidativas) e, neste sentido, beneficiam o corpo como um todo.

Essas moléculas podem danificar o DNA, células e tecidos, elevando o o risco de doenças crônicas com o tempo, além de prejudicar a imunidade e a regeneração dos tecidos. Os radicais livres sobretudo podem danificar as fibras de colágeno, que são responsáveis pela elasticidade e sustentação da pele.

O nosso organismo têm um sistema antioxidante natural que pode ser prejudicado devido a um corpo inflamado decorrente do desequilíbrio hormonal como o cortisol, além de estresse crônico e privação do sono. Por isso, deve-se ter atenção a rotina.

Por outro lado, uma alimentação inadequada pode prejudicar esse sistema antioxidante e sobrecarregá-lo a ponto de se tornar insuficiente para combater os radicais livres e prevenir seus danos.

Uma alimentação equilibrada, bem como rica em alimentos naturais, são ricas em antioxidantes, especialmente frutas, verduras, ervas e especiarias.

Além disso, nutrientes como retinol (vitamina A), tocoferol (vitamina E), ácido ascórbico (vitamina C), podem contribuir para a prevenção do envelhecimento precoce da pele. Esses nutrientes são encontrados facilmente em certos alimentos.

2. Hábitos prejudiciais a saúde da pele

A princípio, sabendo que hábitos de vida ruins levam a um quadro inflamatório que influencia diretamente na defesa natural contra os danos causados pelos radicais livres.

Antes de conhecer os antioxidantes para a pele e onde encontrá-los, listamos alguns hábitos, substâncias e alimentos que devem ser evitados para prevenir a aceleração dos sinais de envelhecimento da pele:

  • estresse crônico;
  • consumo de álcool e uso de tabaco;
  • consumo de alimentos ultraprocessados (ricos em aditivos químicos), alimentos embutidos, carboidratos simples (farinha refinada, doces e açúcar) e gorduras saturadas e trans em excesso.

Por conseguinte, vale destacar ainda que doenças crônicas como obesidade, hipertensão e diabetes tipo 2, podem ser responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.

3. Antioxidantes para a pele, onde encontrá-los?

Em síntese, os antioxidantes tem um papel comprovadamente eficaz para a manutenção do organismo e também da pele.

Existe várias substâncias antioxidantes facilmente encontradas nos alimentos de origem vegetal que irão favorecer a defesa antioxidante natural do organismo, confira alguns dos antioxidantes para a pele e onde encontrá-los:

Vitamina C: ação antioxidante, cicatrizante, participa do metabolismo energético, auxilia na absorção do ferro dos alimentos, no bom funcionamento do sistema imune e contribui para a formação do colágeno. Alimentos cítricos (limão, laranja, tangerina), são destaques como fontes de vitamina C, assim como acerola, kiwi, goiaba entre outros. Confira se Você Precisa De Mais Vitamina C?

Vitanina E: excelente antioxidante, protege à membrana celular, previne contra doenças crônicas. Alimentos como óleo de oliva, óleo de girassol, bem como semente de girassol, avelã, amendoim, castanha do Brasil, entre outros, são ricos dessa vitamina.

Resveratrol: tem propriedade antioxidante e anti-inflamatória, previne doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, envelhecimento entre outros. Presente em cascas de uvas, óleo de semente de uva, vinho tinto, jabuticaba, açaí, amendoim, pistache, cacau, chocolate amargo e ameixa.

Coenzima Q10: importante no metabolismo energético, principalmente no exercício físico. Alimentos fontes são sardinha, cavala, carnes, nozes, pistache, soja, espinafre, brócolis e etc.

Betacaroteno: é precursor da vitamina A, têm ação antioxidante, ajuda na saúde da visão, auxilia no funcionamento do sistema imunológico, contribui para a manutenção óssea e da pele, além de atuar no processo de diferenciação celular. Alimentos como cenoura, manga, acerola, tucumã, damasco seco, batata doce, folhosos e etc. são ricos em betacarotenos.

Selênio: É um antioxidante, previne doenças crônicas, contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico e tem papel na tireoidiana (participa das reações de produção dos hormônios tireoidianos). Alimentos como castanha do Brasil, couve, brócolis, alho, cebola, trigo, aveia, cevada, centeio.

4. Bebidas antioxidantes

Algumas bebidas são ricas em antioxidantes como o chá verde (rico em catequinas), o café (rico em ácido clorogênico), além disso, vale ressaltar semelhantemente ervas e raízes como gengibre, cúrcuma, canela, hibisco, entre outros.

5. Hidratação para a saúde pele

Além disso, a hidratação é muito importante para a saúde da pele, pois sem a ingestão de água em quantidade adequada diariamente, a sua pele ficará desidratada. Portanto, é importante ingerir 30-35ml de água para cada 1kg de peso corpóreo diariamente.

6. Especiarias antioxidantes

Algumas especiarias devem estar presentes na alimentação diária que, além de conferir sabor aos alimentos, são comprovadamente benéficas. Por exemplo: cúrcuma (curcumina), pimenta do reino (piperina), alecrim (ácido carnósico e carnosol), manjericão (ácido chicórico e ácido caftárico), orégano (ácido rosmarínico), sálvia (ácido caféico).

7. Conclusão

Por fim, existe muitos alimentos bons para a pele, capazes de oferecer benefícios estéticos a mesma. Os alimentos destacados anteriormente são ricos em antioxidantes que contribuem para a saúde de diversas formas. Uma dica válida é sempre colorir bem o seu prato com alimentos naturais, assim é possível consumir muitos nutrientes e antioxidantes e aproveitar seus benefícios. Antes de encher sua prateleira com cremes e suplementos para a pele, reflita sobre sua rotina e alimentação, afinal, isso pode dizer muito sobre ela.

Compartilhe este post:


Você também vai gostar ❤

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.