A princípio, no inverno é sempre bom ter receitas saudáveis que caem bem com a época. Assim, quem não gosta de uma sopa nesse período ou mesmo de um bom creme quentinho?
Mas, para nos mantermos bem temos que priorizar os ingredientes certos com boas escolhas alimentares. Nesse sentido, alguns ingredientes são especialmente pensados nessa receita de creme de cenoura e gengibre quentinho, para além de esquentar um pouco os dias mais frios, ter uma opção saborosa e que contribua para a manutenção adequada do organismo.
Os ingredientes para a receita tem em comum a presença de antioxidantes, que são importantes para a prevenção de inúmeras doenças crônicas, além de ter um papel importante na resposta imune a doenças e também na reparação de tecidos, saiba mais um pouco sobre essas substâncias naturais clicando aqui.
Dessa forma a cenoura é rica em vitamina A, a cúrcuma é rica em curcumina, a pimenta do reino tem a piperina, além dos compostos bioativos antioxidantes presentes no gengibre.
Portanto, tanto a cenoura como o gengibre, são alimentos riquíssimos nutricionalmente e proporcionam muitos benefícios, veremos todos eles abaixo:
Benefícios da cenoura
- Rica nutricionalmente: a cenoura é fonte de vitamina A (beta-caroteno), vitamina K e algumas do complexo B, também é rica em potássio.
- Boa para a visão: o beta-caroteno (precursor da vitamina A) é importante para os olhos e ajuda na prevenção de problemas de visão.
- Propriedades antioxidantes: por serem ricas em antioxidantes, as cenouras ajudam a combater o estresse oxidativo e diminuir o risco de doenças crônicas.
- Saúde Digestiva: fontes de fibras que auxiliam na digestão e pode diminuir as chances da constipação.
- Benéfica ao sistema imunológico: a cenoura é rica em vitaminas e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico.
Benefícios do gengibre
- Propriedades Anti-inflamatórias: o gengibre contém compostos como o gingerol, que têm fortes propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a inflamação no corpo.
- Alívio de Náuseas: é conhecido por ajudar a aliviar náuseas e vômitos.
- Melhora na Digestão: pode ajudar na digestão e reduzir desconfortos gastrointestinais, como gases e inchaço.
- Benefício ao Sistema Imunológico: suas propriedades antimicrobianas e antioxidantes fortalecem o sistema imunológico.
- Efeito Analgésico: é bom para aliviar dores, como dores de cabeça e musculares.
Assim, vamos a nossa receita rica nutricionalmente de Cenoura e Gengibre Quentinho.
Ingredientes
- 5 cenouras grandes cozidas
- 1 cebola cozida
- 1 colher (sopa) de óleo de oliva extra-virgem
- 1/2 litro de água
- pimenta do reino a gosto
- açafrão a gosto
- gengibre ralado a gosto
Modo de preparo
1° Passo: cozinhe a cenoura junto com a cebola, a pimenta do reino, o açafrão, óleo de oliva e e sal a gosto.
2° Passo: em seguida, corte em pedaços a cenoura e a cebola cozida e leve ao liquidificador com o caldo do cozimento até obter uma consistência pastosa.
3° Passo: assim, reserve a mistura em um prato fundo.
4° Passo: Dessa forma, adicione o gengibre ralado a gosto e a salsinha picada por cima.
5° Passo: Por fim, sirva quentinho!
3. Sugestão para o creme de cenoura e gengibre quentinho
Como mencionado, vale a pena consumir este creme quentinho nos dias frios, cai bem no período da noite por ser uma refeição leve, ou em dias em que é necessário uma receita nova para sair do trivial. É possível acrescentar óleo de oliva, sal de ervas, orégano, limão, e também acompanhar a refeição com um delicioso pão de aveia de frigideira. Por último, essa receita é muito saborosa, o que ressalta que comer saudável não tem que abrir mão do sabor.
4. Considerações finais
Por fim, incluir cenoura e gengibre na dieta pode ser muito benéfico, como vimos. Assim, ambas as opções são versáteis e podem compor várias preparações como também em saladas, sucos, chás e vários pratos, contribuindo para uma alimentação nutritiva e muito saborosa.