A princípio, o acúmulo em excesso de gordura resultante de um desequilíbrio entre a ingestão de calorias e o gasto energético caracteriza o sobrepeso e a obesidade. Alguns fatores podem ser cruciais no processo. Portanto, veremos os fatores emocionais que impedem reduzir o peso mais frequentes.
O sobrepeso e a obesidade representa um grande problema atual e apresenta taxas crescentes no mundo. Fatores genéticos, metabólicos, comportamentais e ambientais são os maiores responsáveis. Além disso, o acesso e o consumo excessivo de alimentos industrializados, altamente calóricos e pobres nutricionalmente, bem como o sedentarismo, estrese, privação de sono e outros, também são determinantes.
Em suma, para além dos prejuízos estéticos, condições como diabetes tipo 2, hipertensão, problemas cardiovasculares, distúrbio do sono e outros são consequências comuns. Ademais, pode afetar a saúde mental, baixa autoestima, além da estigmatização e perda de massa muscular (sarcopenia). Saiba como controlar o peso sem contar calorias clicando aqui.
Fatores emocionais que impedem o emagrecimento
Os fatores emocionais que listaremos abaixo não são únicos, bem como pode apresentar em algumas pessoas e outras não. Assim, para o cuidado do sobrepeso e da obesidade, deve-se enfatizar uma abordagem multidisciplinar, além dos aspectos emocionais e físicos. Portanto, essas informações não substituem a consulta e o acompanhamento com um profissional especializado.
1) Fome emocional
A fome emocional costuma aparecer quando se recorre a comida a fim de lidar com as emoções negativas como, por exemplo, estresse, tédio ou tristeza. Assim, aumenta a ingestão de alimentos calóricos que favorecem o aumento do peso. Saiba mais sobre a origem da fome clicando aqui.
2) Prejuízo a saúde mental
Estado de persistente de tristeza pode favorecer mudanças no comportamento alimentar e no apetite, ocasionando más escolhas alimentares, assim como, o aumento do peso. Ao passo que pode levar ao comer compulsivo para o “alívio” de algum desconforto. Ademais, pode haver sentimentos de medo e ansiedade ao praticar atividade física ou se expor em público.
3) Baixa autoestima
A falta de estima pela aparência pode ocasionar baixa autoestima e falta de autoconfiança.
4) Estresse
O estresse crônico está relacionado ao ganho de peso, isso porque o cortisol, hormônio liberado como resposta ao estresse, pode contribuir para o aumento do apetite e favorecer o acúmulo de gordura abdominal.
5) Traumas
Pessoas que sofrem algum tipo de trauma podem desenvolver algum tipo de comportamento compensatório, como comer muito.
6) Desequilíbrios hormonais
Algumas condições como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) pode estar envolvidos na dificuldade em perder peso e aumentar o ganho de peso.
Pensamentos que te Sabotam
Todos nós queremos ser bem sucedidos nas nossas decisões, mas só alguns alcançam o verdadeiro sucesso. Sucesso este que pode ser encarado de várias formas.
Não existe uma equação ou regra básica, mas sim, é certo que os nossos pensamentos podem ser nossos maiores inimigos nesta busca. Contudo, adverte-se que deve englobar todas as áreas da vida.
Enquanto uns acham que é sorte, na verdade trata-se de um processo que deve ser realizado e aproveitado e muito bem quisto para enfrentar os desafios que surgem, não medindo esforços para viver uma recompensa maior.
É importante frisar que devemos ter no nosso processo pessoas apoiadoras e cultivar relacionamentos saudáveis.
Existe muitos pensamentos que te sabotam e dificultam a perda de peso, confira 3 que você deve fugir:
1. Comparação
Evite comparar seus resultados com os dos outros. Assim, além de você focar no que pode melhorar, ainda blinda sua mente contra emoções negativas. Entenda que ações diferentes geram resultados diferentes.
- Aqui a dica é que você pode ter sim alguém como figura ou inspiração, porém não queira ser uma cópia de ninguém.
2. Incapacidade
Já disse que não consegue? Isso é se sentir incapaz de realizar alguma coisa. Portanto, mão na massa. Planeje, inicie e acredite em você e no seu processo, pois as coisas acontecem quando se inicia, mesmo que pareça difícil, só na prática as ações se aperfeiçoam.
- A dica aqui é não ter medo de errar e independente do quanto sabe, comece!
3. Imérito
Se você não acreditar em você, ninguém fará isso no seu lugar. Assim, busque ajuda de pessoas que podem lhe ajudar, mas não esqueça de si mesmo.