Pesquisar

Modulação intestinal através da alimentação passo a passo

A alimentação é muito importante para o equilíbrio intestinal, sendo que hábitos alimentares ruins provocam um quadro chamado de disbiose intestinal. Este, nada mais é do que um desequilíbrio da microbiota intestinal. Assim, confira nesse artigo como é feita a modulação intestinal através da alimentação passo a passo.

O nosso intestino é composto por microrganismo benéficos, os chamados probióticos. Eles exercem funções essenciais na digestão, absorção de nutrientes, regulação do sistema imunológico e outros. Saiba onde encontrar probióticos nos alimentos clicando aqui.

Uma dieta pobre em fibras, com elevado consumo de açúcar bem como alimentos industrializados, uso indiscriminado de antibióticos, além de outros fatores, desequilibram a microbiota intestinal e favorecem a disbiose.

O intestino exerce amplas funções essenciais, sendo que a disbiose gera inúmeros danos ao organismo. Saiba mais sobre a disbiose intestinal clicando aqui.

O intestino tem o sistema nervoso entérico. Esse sistema nervoso prório é responsável pela absorção, motilidade, secreção de enzimas digestivas e produção de hormônios, bem como produção de neurotransmissores que interferem no humor e comportamento humano, etc.

Dessa forma, para o intestino desempenhar suas funções adequadamente, o mesmo deve estar saudável. Assim, em casos de disbiose intestinal, pode-se tratar através da alimentação.

A disbiose intestinal também dá sinais diferentes no corpo, sendo bem particular em casa pessoa, os principais sintomas são os distúrbios digestivos, como diarreia e constipação intestinal, assim como síndrome do intestino irritável, infecções constantes, obesidade, depressão, ansiedade etc.

Cuidados com disbiose intestinal

O cuidado com disbiose envolve uma alimentação saudável, rica em fibras, assim como probióticos, ou seja, alimentação e suplementação, e a diminuição do uso de antibióticos. Confira essa receita rica em probióticos clicando aqui.

Também é recomendado reduzir o estresse, melhorar a qualidade do sono, praticar exercícios físicos para o equilíbrio da microbiota intestinal.

Veremos agora o passo a passo para restabelecer a saúde intestinal em casos de disbiose por meio da conduta alimentar:

1) Alimentos ricos em fibras

As fibras são importantes na regularização intestinal, já que aumentam o volume das fezes e estimulam o movimento intestinal (peristaltismo) permitindo um bom trânsito intestinal. Alimentos como frutas, legumes, verduras e grãos integrais são fontes de fibras. Veja mais opções clicando aqui.

2) Hidratação

A ingestão de água é muito importante para a saúde intestinal, pois amolecem as fezes e facilita sua eliminação. Por tanto, a ingestão de água deve ser adequada a ponto de garantir as necessidades individuais e ser ingerida de forma fracionada diariamente. Entenda os danos da desidratação, clicando aqui.

3) Evitar alimentos industrializados

Alimentos industrializados favorecem a constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre. É essencial preferir os alimentos naturais e frescos.

4) Probióticos

Os probióticos são bactérias boas para o equilíbrio da microbiota intestinal. Alimentos como iogurtes, leites fermentados, kombucha, kefir e chucrute são fontes de probióticos.

5) Atividade física regular

A atividade física é essencial para estimular o movimento intestinal que, por sua vez, regulariza o seu funcionamento. Assim, busque uma atividade prazerosa e sustentável.

6) Alimentos ricos em gorduras

Os alimentos ricos em gorduras favorecem a constipação intestinal, portanto, evite os alimentos gordurosos e industrializados. Confira essa receita perfeita com efeito laxante, clique aqui.

7) Regularize os horários das refeições

Uma rotina alimentar adequada favorece o intestino funcionar regularmente.

Considerações finais

Por fim, a individualidade deve ser considerada de acordo com as necessidades de cada um. Assim, disbiose é considerada um problema complexo e multifatorial e lidar com ela pode variar conforme a sua gravidade. Pessoas com disbiose intestinal podem apresentar sintomas bem particulares. Assim, consulte um profissional habilitado que possa constatar, proporcionar um plano alimentar personalizado e avaliar a necessidade de suplementação.

Compartilhe este post:


Você também vai gostar ❤

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.