Pãozinho francês quentinho e com manteiga é um dos alimentos mais amado pelos brasileiros que frequentemente compõem a primeira refeição do dia, o café da manhã. Apesar disso, a sua fama de vilão corre solta entre os que frequentemente temem a balança. Assim, confira se pão com manteiga pode comprometer o peso.
Sabemos que restrições alimentares não funcionam quando o objetivo é perda de peso saudável. Os estudos sobre ciência comportamental mostram que restringir alimentos que gostamos pode trazer resultado contrário ao desejado. Por isso, emagrecer é possível, mesmo comendo pão.
Para perder peso é necessário um estilo de vida saudável, porém isso não significa restringir os alimentos. Ou seja, é possível ainda comendo de tudo, saiba mais.
Antes de tudo, é preciso ter em mente que nenhum alimento é proibido, até mesmo os alimentos menos saudáveis. Porém, uma alimentação saudável deve ser a principal, pois só ela fornece o equilíbrio de nutricional para o corpo. Entenda como isso é possível clicando aqui.
Para tanto, os grupos variados de alimentos devem estar presentes nas refeições, como frutas, vegetais, verduras, grãos, proteínas magras e gorduras boas, bem como, evitar alimentos industrializados, açúcares, gorduras trans e sódio.
Ademais, uma alimentação saudável está relacionada a uma manutenção do padrão regular de refeições, hidratação, além do consumo moderado do álcool. Por fim, considerar a individualidade e alguns fatores são essenciais no processo.
Em resumo, é possível sim comer pão todos os dias e ainda manter o peso saudável através de estratégias como vamos ver abaixo.
Escolhas alimentares inteligentes
Como visto, é possível consumir alimentos populares nas refeições do dia, entretanto é necessário fazer escolhas alimentares inteligentes para obter uma refeição equilibrada e que não comprometa a forma.
O café da manhã é uma refeição importante, pois antes dela, estamos um tempo em jejum. No sono, nosso corpo não para de trabalhar e gastar energia, ainda que em menor quantidade. Então, precisamos repor as energias através dos alimentos ricos em carboidratos para o dia que se inicia. Saiba a importância dos macronutrientes, clique aqui.
Assim, veremos as principais estratégias para manter a refeição do café da manhã mais saudável, sem cortar o pão.
1) Alimentos ricos em carboidratos complexos
Alimentos ricos em carboidratos complexos que podem ser inseridos no café da manhã inclui frutas, raízes, cuscuz, pães integrais, biscoitos integrais, biscoitos de arroz.
2) Alimentos ricos em fibras
Os alimentos ricos em fibras são ótimas opções, como aveia, granola, linhaça, chia, milho, frutas, biomassa de banana verde, cereais integrais, entre outros, que contribuem para aumentar a saciedade e traz vários benefícios, confira mais aqui.
Por fim, substituir o pão branco por pão integral é muito interessante, pois além de fibras, ele é mais nutritivo.
3) Incluir proteínas magras
As proteínas ajudam na saciedade, como os ovos, por exemplo. Eles podem ser consumidos cozidos, mexidos ou omelete, estes últimos são interessantes para acrescentar ingredientes saudáveis como legumes, verduras, especiarias e etc.
Além dos ovos, os queijos também são ótimas opções de proteínas quando priorizados aqueles com menos gorduras, como o minas, frescal, cottage, por exemplo.
Ademais, iogurtes também são fontes de proteínas, aqui sugerimos uma opção saudável e mais econômica.
4) Limite as gorduras
A manteiga, deve ser consumida com moderação, isso porque é rica em gorduras saturadas, o que, em excesso, pode aumentar o teor calórico do pão.
Opte por leite desnatado, pois são ricos em proteínas e tem menos quantidades de gorduras saturadas.
Considerações finais
Em suma, essas escolhas tornam a composição da primeira refeição do dia muito mais nutritiva e favorável ao emagrecimento e uma vida saudável. Dessa forma, contribui para diversificar a alimentação, ajuda suprir as necessidades diária de energia, além de incluir fibras, proteínas, vitaminas e minerais.
Vale ressaltar que comer bem não está relacionado apenas a uma única refeição. A adoção de hábitos alimentares saudáveis devem se estender em todas as demais refeições. Assim, esses hábitos favorecem mudanças duradouras, a longo prazo.
Portanto, não é necessário realizar mudanças radicais no estilo de vida, já que tende a não ser sustentáveis e trazer o resultado oposto ao esperado. Sendo assim, não adianta tirar os alimentos que mais gosta das refeições, como é o caso do pão, mas sim, aprender fazer escolhas e adaptações alimentares inteligentes que não comprometem o seu objetivo.
Finalmente, busque ajuda profissional, pois somente uma consulta nutricional completa, bem como um acompanhamento nutricional adequado, são capazes de possibilitar decisões corretas e personalizadas.