Os probióticos e os prebióticos são imprescindíveis para saúde digestiva e intestinal, mas é necessário entender o papel de cada um e como obtê-los através da alimentação diária. Portanto, confira como os probióticos e prebióticos podem melhorar sua vida.
O que são probióticos?
Os probióticos são microrganismos vivos que conferem saúde intestinal formando uma barreira probiótica intestinal capaz de inibir o desenvolvimento de bactérias causadoras de danos. Os grupos mais conhecidos são os do gênero Lactobacillus e Bifidobacterium, que comprovadamente tem ação imunomoduladora, metabólica, nutricional, digestiva entre outras.
Os probióticos ajudam a controlar a disbiose intestinal, ou seja, quando há um desequilíbrio na composição e função da microbiota, o que está associado a prevenção de doenças intestinais, metabólicas e imunológicas.
Alguns fatores podem ocasionar alterações na microbiota intestinal causando a disbiose, como a má alimentação, excesso de consumo de alimentos industrializados, carboidratos refinados e simples e gorduras saturadas, baixa ingestão de fibras, assim como uso excessivo de antibióticos, estresse e poluição.
Dentre os sinais da disbiose está a prisão de ventre, náuseas, gases, dores abdominais, azia, vômitos, distensão abdominal e diarreia. Contudo, a disbiose e outras doenças, são evitáveis quando seguido bons hábitos alimentares. Por isso, confira algumas dicas de como melhorar os seus hábitos alimentares aqui.
Alimentos ricos em probióticos
Os probióticos podem ser encontrados em leites e derivados fermentados como iogurtes, leite fermetados, kefir, alimentos fermentados, chocrute, picles, kombucha, bem como suplementos (cápsulas, tabletes, pós).
Probióticos e prebióticos podem melhorar sua vida
Os probióticos tem inúmeros benefícios já comprovados e conhecidos e por isso são importantes serem inseridos em uma alimentação saudável.
- Síntese de vitaminas (complexo B e vitamina K) e minerais;
- Síntese de enzimas digestivas;
- Formação dos ácidos graxos de cadeia curta (AGCC);
- Diminui os níveis do colesterol total e LDL;
- Preveni diarreia induzida por antibióticos;
- Estimulam o amadurecimento do sistema imunológico;
- Previne a prisão de ventre;
- Facilita a digestão da lactose em pessoas intolerantes.
O que são prebióticos?
Os prebióticos são substratos que de forma seletiva são utilizados pelos microrganismo do hospedeiro trazendo benefícios a sua saúde. Esses substratos estimulam o crescimento e/ou atividade de bactérias boas e reduz as bactérias patogênicas no intestino.
Probióticos e prebióticos podem melhorar sua vida
Os prebióticos tem inúmeros benefícios já comprovados e conhecidos e por isso são importantes serem inseridos em uma alimentação saudável.
- Estímulo do crescimento de bactérias boas e reduz as bactérias patogênicas;
- Aumento da saciedade ajudando no controle do peso;
- Essenciais em doenças metabólicas como obesidade, diabetes tipo 2, inflamação, síndrome metabólica e dislipidemia;
- Modulação da composição da microbiota intestinal;
- Redução do risco de câncer e cólon;
- Estimula o sistema imunológico;
- Melhora da constipação;
- Absorção do cálcio e metabolismo lipídico.
Alimentos ricos em prebióticos
Os prebióticos são basicamente carboidratos, principalmente fibras, não digeríveis encontrados em cebola, alho, chicória, alcachofra, aspargos, cereais, raízes, beterraba, banana verde, tomate, frutas, vegetais, legumes, folhosos, mel e outros.
Principais fontes alimentares de inulina e oligofrutose são chicória e a alcachofra.
Os principais prebióticos mais estudados são Frutooligossacarídeos (FOS) e o Galactoossacarídeos (GOS), estes não são digeridos e chegam intactos no intestino grosso, sendo metabolizados, principalmente, pelas bifidobactérias. Além disso, são estudados também Xilooligossacarídeos (XOS), Inulina, Goma acácia, Florácia (goma acácia + FOS), amido resistente (banana verde e milho), Polidextrise, Pectinam Lactulose (sintético).
Conclusão
Os probióticos e os prebióticos podem melhorar sua vida, pois desempenham funções importantes para a formação e manutenção de uma microbiota intestinal saudável e equilibrada que, desse modo, conferem saúde local e sistêmica. Portanto, bons hábitos alimentares associados a uma vida ativa é necessário.
Vale ressaltar que este artigo é meramente informativo e não substitui uma consulta nutricional, portanto, procure um profissional para te auxiliar de forma assertiva.