Pesquisar

Receita prática de sal de ervas

O sal de ervas é uma opção saudável que substitui o sal de cozinha, pois ele oferece baixo teor de sódio e agrega às refeições benefícios sensoriais e nutricionais. Isso porque, os seus principais ingredientes, além de sabor, contém nutrientes benéficos para a saúde. Por isso, esta receita prática de sal de ervas é interessante. Além disso, tem um preparo fácil, rápido e de baixo custo.

O mix de ervas é uma mistura de sal com várias ervas e especiarias que compõe muitos nutrientes, como vitaminas, minerais e compostos bioativos, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória, e, o seu consumo diário, ajuda a aumentar o valor nutricional das preparações alimentares e, consequentemente, torna-o benéfico para o organismo como um todo.

Assim, sopas, ensopados, preparações com carnes e legumes são ótimas preparações que caem muito bem com o sal de ervas.

Pessoas portadoras de hipertensão arterial (pressão alta) podem consumir o sal de ervas, substituindo o de mesa, bem como as pessoas que buscam saúde qualidade de vida, podem aproveitar os seus benefícios nutricionais.

Benéficos do sal de ervas

1. Mais sabor

  • O sal de ervas adiciona um sabor mais intenso as preparações, o que ajuda a usar menos sal comum, diminuindo a ingestão de sódio.

2. Menos Sódio

  • As misturas de sal de ervas tem menos sódio do que o sal de mesa, contribuindo no controle da pressão arterial.

3. Nutrientes

  • As ervas como ingredientes são fontes de antioxidantes, vitaminas e minerais, promovendo muitos benefícios. Por exemplo, alecrim e orégano que tem propriedades antioxidantes.

4. Bom para a Digestão

  • O gengibre e a hortelã, ajudam na digestão e alivia desconfortos gástrico.

5. Propriedades Anti-inflamatórias

  • A cúrcuma e gengibre, tem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a diminuir inflamações no corpo.

6. Versatilidade Culinária

  • Por ser versátil, essa receita pode ser usada em diversas preparações, desde saladas a grelhados, permitindo a culinária mais instigante e saborosa.

7. Natural

  • O sal de ervas é uma alternativa mais natural e saudável se comparado a temperos industrializados que podem ter a presença de aditivos e conservantes.

8. Personalização

  • Qualquer pessoa pode criar uma mistura de sal de ervas conforme os ingredientes que mais gosta, as necessidades dietéticas e a disponibilidade em casa.

A importância da alimentação saudável

É importante salientar que essa receita colabora para a qualidade de vida uma vez que faça parte de uma alimentação saudável, pois assim, fornecem o equilíbrio de nutrientes adequados para o corpo, contribuindo dessa forma para qualidade de vida, prevenção de doenças e manutenção do peso adequado.

Isso porque uma alimentação saudável é capaz de garantir uma variedade de alimentos nutritivos como frutas, legumes, verduras, grãos, proteínas e gorduras boas. Ao passo que deve ser evitado o consumo em excesso de alimentos industrializados, ricos em açúcares, sódio e gorduras trans.

Faz parte de uma alimentação saudável a manutenção de um padrão regular de consumo de alimentos saudáveis, além da boa hidratação, moderação do consumo de bebidas alcoólicas. Bem como levar em conta as necessidades individuais e fatores como idade, gênero, nível de atividade física, preferências alimentares e outros.

Assim, levando em consideração tudo o que foi abordado, devemos buscar ajuda profissional para avaliar nossa alimentação e fazer ajustes necessários, caso ela não esteja adequada. As informações são mais claras e direcionadas e tomadas as decisões devidas com apoio profissional e de acordo as necessidades apresentadas, por conseguinte, busque ajuda.

Portanto, aproveite a receita de sal de ervas e não negligencie sua alimentação.

Como armazenar o sal de ervas?

Para essa receita, vale salientar que se os ingredientes escolhidos devem ser frescos, deve-se armazenar na geladeira, enquanto que se a escolha for por ingredientes secos, pode ficar em ar ambiente, sem estragar. Ademais, você pode adicionar mais ingredientes no preparo do sal de ervas, para ficar do seu gosto, e também conforme a disponibilidade dos seus temperos.

Agora vamos conferir essa receita e colocar a mão na massa?

Ingredientes da receita prática de sal de ervas

  • ½ xícara de chá de alecrim (fresco ou seco);
  • ½ xícara de chá de orégano (fresco ou seco);
  • ½ xícara de chá de manjericão (fresco ou seco);
  • ½ xícara de chá de salsa (fresco ou seco);
  • ½ xícara de chá de sal comum;
  • Pimenta do reino a gosto
  • Cúrcuma a gosto

Modo de preparo

1. Bata todos os ingredientes (secos) no liquidificador e depois reserve em um recipiente de vidro ou saleiro.

2. Repita o processo anterior com os ingredientes frescos e mantenha este na geladeira.

Sugestão de consumo

O mix de ervas pode ser usado para temperar diversas preparações de almoço, jantar e lanche e consumir junto as refeições. Clique aqui e confira uma receita para consumir o sal de ervas. Portanto, você pode inserir em carnes, frango, peixe, ovos, almôndegas, tortas, sopas, caldos, molhos, pães, croquetes, batatas assadas ou feitas na air fryer, além de saladas. Em síntese, vale a pena investir nessa receita pode ser uma forma deliciosa de aprimorar seus pratos e garantir uma alimentação mais saudável.

Compartilhe este post:


Você também vai gostar ❤

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.