A inter-relação do intestino com as diversas funções do corpo está em está em ascensão no meio científico, isso faz com que alimentos e suplementos sejam usados para melhorar a função intestinal. O consumo dos alimentos saudáveis são fundamentalmente recomendados como o nosso shake maravilhoso rico em probióticos e prebióticos.
Isso porque a integridade da microbiota do trato intestinal tem muito a ver com a qualidade de vida. Por outro lado, alterações na sua composição e na sua função, quadro conhecido como disbiose, está associado a problemas intestinais, metabólicas e imunológicas.
A par disso, a alimentação saudável é de suma importância para o equilíbrio intestinal, garantindo todos os nutrientes adequados ao organismo como um todo e benefícios ao órgão. Em contrapartida, hábitos alimentares ruins, como consumo excessivo de alimentos industrializados e ricos em açúcares, baixo consumo de fibras, estresse crônico e outros, favorecem o desenvolvimento da disbiose intestinal.
Portanto, o apoio profissional é tão recomendado, uma vez que apenas uma consulta nutricional completa, somado ao acompanhamento nutricional, pode direcionar a melhor estratégia alimentar de forma personalizada.
Por fim, esse quadro pode apresentar sinais claros como constipação, diarreia, síndrome do intestino irritável, doença inflamatória intestinal e pode afetar o sistema imunológico. Ademais, esses sintomas são bem particulares de pessoa para pessoa, o que fortalece o acompanhamento profissional.
O que são probióticos e prebióticos?
Os probióticos são microrganismos vivos promotores de saúde ao seu hospedeiro, sendo os mais estudados os lactobacilos e as bifidobactérias. Estes atuam no intestino melhorando quadro de diarreia e doenças inflamatórias intestinais, além da sua importância na síntese de vitaminas do complexo B e de vitamina K, enzimas digestivas e ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), assim como na constipação intestinal. Há também comprovação de benefícios em casos de alergias, amadurecimento do sistema imunológico e outros.
Confira as fontes alimentares de probióticos para incluir nas refeições e garantir qualidade de vida, clicando Aqui.
Os prebiótcos são substratos energéticos utilizados pelos microrganismos do hospedeiro que confere benefícios a saúde. Esses substratos modulam a microbiota intestinal atuam tanto na sua composição quanto na sua atividade. Além disso, tem efeitos importantes na constipação intestinal, estimulam o sistema imunológico e reduzem as bactérias patogênicas (causadoras de doenças), atua na saciedade, é eficaz na obesidade, ajuda no controle da glicemia e nos níveis adequados de colesterol e triglicérides e LDL, entre outras funções.
Os principais prebióticos são os frutanos: os frutooligossacarídeos (FOS) e a inulina. Saiba onde encontrá-los no alimentos saudáveis clicando aqui.
Receita Shake Maravilhoso rico em Probióticos e Prebióticos
A receita deste shake maravilhoso rico em probióticos e prebióticos é realmente maravilhosa, pois é fonte de antioxidantes, principalmente a antocianinas presentes nas frutas roxas e ômega 3 (presente na linhaça). Por ser rico em probióticos e prebióticos, atua na disbiose, melhora o trânsito intestinal, ajuda a reduzir a inflamação e atenua alergias, além de melhorar a imunidade. Confira outra receita deliciosa de suchá e shot com muitos outros benefícios para o seu corpo, saiba mais.
Ingredientes
- 200ml de iogurte ou kefir
- 1 banana verde pequena cozida ou 2 colheres de sopa cheia de biomassa de banana verde
- 1 fruta (manga, morango, mirtilo, maçã)
Modo de preparo
1 Bata todos os ingrediente no liquidificador e sirva em seguida.
Sugestão de consumo
Adicione 1 colher de sopa de linhaça, chia, aveia ou 1 porção de frutas picadas (framboesas, pitaya, amora, mirtilo, açaí) na preparação.
Não há um horário específico para o consumo, mas o período da manhã pode ser uma ótima opção para iniciar o dia. Pode haver também a necessidade de ingerir mais de um horário, conforme as necessidades individuais apresentadas.
Em síntese, é importante manter uma rotina alimentar saudável e buscar ajuda profissional que possa considerar as necessidades individuais. Além dos fatores de idade, gênero, nível de atividade física e outros tão necessários para o tratamento adequado.