Pesquisar

Você precisa de mais vitamina C?

A vitamina C é conhecida principalmente por sua ação de defesa contra infecções gripais, mas ela tem ampla ação no organismo. Deste modo, participa da formação de diversos tecidos como vasos sanguíneos, músculos, ossos, atua como antioxidante e na resposta do organismo à doenças favorecendo a recuperação da saúde.

Uma alimentação adequada contém todos os nutrientes necessários para manter o organismo funcionando corretamente, em contrapartida, as deficiências ou excessos nutricionais podem ficar evidentes, inclusive de vitamina C. Mas será que você precisa de mais vitamina C além do que consume diariamente?

1. O que é vitamina C?

A vitamina C ou ácido ascórbico é hidrossolúvel (não é armazenada no organismo), sendo que os excessos são eliminados através da urina. Uma vez que nosso corpo não a sintetiza é necessária a ingestão de alimentos fontes ou suplementação.

2. Benefícios da vitamina C

A vitamina C têm inúmeros benefícios para o organismo como listado abaixo:

  • Anti-escorbuto;
  • Ação antioxidante;
  • Previne o envelhecimento celular por combater os radicais livres, por isso a pele é tão beneficiada. Ademais estimula a produção de colágeno (combate linhas de expressão e mantém a elasticidade da pele);
  • Fortalece os ossos devido a produção de colágeno, proteína capaz de aumentar a resistência de ossos, tendões e vasos sanguíneos;
  • Melhora o sistema imunológico por aumentar células de defesa e os níveis de anticorpos, além de modular respostas alérgicas;
  • É coafator de diversas enzimas do metabolismo energético;
  • Aumenta absorção de ferro de origem vegetal combatendo a anemia ferropriva;
  • Atua na síntese de sais biliares;
  • Previne doença de visão e degeneração da retina;
  • Melhora o humor por contribuir na produção de neurotransmissores como serotonina e dopamina.

3. Sinais e sintomas de deficiência de vitamina C

O corpo dá sinais da deficiência da vitamina C (hipovitaminose), se você tem algum desses sinais talvez você precisa de mais vitamina C:

  • Anemia;
  • Sangramentos gengival;
  • Dificuldade de cicatrização;
  • Cansaço excessivo;
  • Baixa imunidade;
  • Estresse.

4. Sinais e sintomas de excesso de vitamina C

Vitamina C em excesso pode causar intoxicação (hipervitaminose), principalmente quando existe suplementação excessiva, alguns sintomas podem surgir:

  • Diarreia
  • Complicações gastrointestinais, vômitos e náusea.

4. Onde encontrar a vitamina C?

Alguns alimentos vegetais e frutas são abundantes em vitamina C, principalmente nos frutos cítricos: acerola, mamão papaia, goiaba, caju, limão, abacaxi, morango, kiwi, laranja, pimentão, brócolis, couve-flor, agrião, alho, espinafre, batata, rúcula, tomate, alface, cebola, entre outros.

6. É bom suplementar vitamina C para prevenir gripes?

Devido a sua ação antioxidante, que confere a prevenção de infecções e o fortalecimento do sistema imunológico, além da recuperação dos tecidos, que a suplementação indiscriminada é fortalecida. Ainda mais em época fria do ano, pois é no inverno que os vírus responsáveis por gripes e resfriados circularam com mais facilidade.

Assim, na intenção de que “é melhor prevenir” as pessoas buscam cada vez mais a suplementação, reforçada em anúncios de sites e redes sociais, além do seu acesso fácil comercial.

Dessa forma, na dúvida se é melhor prevenir, saiba que é sua alimentação que pode dizer muito.

Isso porque uma alimentação saudável, equilibrada e variada, é a chave para manter bons níveis de vitamina C e prevenir sua deficiência, manter o copo saudável, boa imunidade, combater infecções como a gripe. Mas como vimos o excesso também podem ser prejudiciais.

Profissionais médicos e nutricionistas são habilitados para suspeitar e confirmar por meio de exames laboratoriais, em casos específicos, principalmente em idosos, se você precisa de mais vitamina C, busque ajuda, pois nada substitui a consulta profissional.

7. Conclusão

Por fim, é importante investir na vitamina C através de uma alimentação saudável e variada, visto que há diversos alimentos ricos o suficiente para suprir suas necessidades e garantir a demanda individual. Portanto, a suplementação destina-se a casos de deficiência e deve ser supervisionada por um profissional da saúde.


Veja mais

10 Alimentos que não podem faltar em sua dieta

Compartilhe este post:


Você também vai gostar ❤

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.