Pesquisar

Você sabe higienizar corretamente os alimentos?

Os alimentos podem ser contaminados de diversas formas, através da contaminação física, química, biológica, além da cruzada. Alimentos contaminados causam as chamadas doenças veiculadas pelos alimentos (DVA´s), como a infecção transmitida pelos alimentos, toxinfecção causadas por alimentos, intoxicação alimentar.

Os vegetais e frutas podem estar contaminados com microrganismos patogênicos (causadores de doenças). Sobretudo, proveniente do cultivo na terra, do uso da água não potável ou contato com superfícies diversas durante o armazenamento.

Para eliminar os microrganismos causadores de doenças, primeiramente deve-se ter cuidado redobrado com a higienização correta dos alimentos. A higienização consiste na limpeza e desinfecção dos alimentos.

A importância desse processo em alimentos comprados frescos, como as frutas, verduras e legumes, consiste na eliminação de possíveis impurezas do local onde foi adquirido, de micróbios e parasitas que também possam estar nestes alimentos.

A olho nu não é possível identificar os microrganismos e algumas sujidades presentes nestes alimentos e podem acabar sendo ingeridos e causando prejuízos à saúde.

Por conseguinte, surge a seguinte pergunta: você sabe higienizar corretamente os alimentos?

Sanitizantes: você sabe higienizar corretamente os alimentos?

Algumas técnicas conhecidas não são eficazes para a higienização dos alimentos por não serem suficientes para eliminar os microrganismos patogênicos, como uso de solução de vinagre, limão ou bicarbonato de sódio.

O sanitizante recomendado que apresenta eficácia na higienização dos alimentos é a água sanitária. Mas, não é qualquer uma, sua composição deve ser de hipoclorito de sódio (NaClO), sem alvejantes e perfumes, com uma concentração de NaClO a 2.0 a 2.5%.

Isso porque a substância capaz de agir de forma eficaz contra os microrganismos patogênicos é o ácido hipocloroso (HCIO), formado na solução a partir da diluição da água sanitária em água.

Qualquer sanitizante ou produto de limpeza de ação desinfetante, mesmos os caseiros, são inapropriados.

Por fim, é necessário, na dúvida, seguir sempre atentar-se as instruções do fabricante e ler o rótulo da embalagem sanitária para saber se o produto é recomendado para higienização de alimentos.

Alimentos orgânicos precisam higienizar?

Os produtos orgânicos são livres de agrotóxicos e fertilizantes, porém isso não garante segurança para consumo sem a higienização adequada.

Portanto, os alimentos orgânicos devem ser higienizados da mesma forma que os alimentos não orgânicos. Assim, é preciso eliminar resíduos da terra, insetos, bactérias e outros.

Saiba como a desidratação pode ocasionar muitos transtornos à saúde.

Passo a passo para higienizar os alimentos

1º passo: Remover partes visivelmente inapropriadas para o consumo como estragadas ou machucadas de frutas, legumes e verduras;

2º passo: Lavar bem em água corrente as frutas, verduras e legumes em água corrente de modo que não haja sujeiras visíveis.

Observação 1: É necessário ser minucioso no 2º passo. As verduras devem ser lavadas folha por folha esfregando bem cada uma. Já as frutas e legumes, podem precisar do auxílio de uma esponja limpa e macia ou mesmo uma escovinha de nylon apropriada. Não é necessário usar sabão ou detergente nessa etapa.

3º passo: Os alimentos devem ser colocados, ainda inteiros, em imersão numa solução de hipoclorito de sódio (água sanitária) numa proporção de 01 colher de sopa rasa (15ml) de água sanitária para um litro de água;

Observação 2: Os alimentos (verduras, frutas e legumes), tanto os que serão consumidos crus e com cascas, quanto os que serão cozidos, além da limpeza e lavagem correta, devem ser submetidos ao 3º passo.

4º passo: Deixe em solução clorada por 10 a15 minutos, escorra e enxágue bem em potável para não ficar resíduos do produto nos alimentos;

Observação 2: Não deixe mais tempo do que o recomendado devido o risco de contaminação química.

5º passo: Seque os alimentos naturalmente ou com auxílio de um pano limpo ou utensílios específicos.

Conclusão

Em suma, agora que você já sabe higienizar frutas, legumes e verduras, não deixe de realizar todos os passos importantes descritos, principalmente se quiser manter a segurança alimentar. Desse modo, ensine a todos o seu redor essa informação vale ouro.

Compartilhe este post:


Você também vai gostar ❤

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.